ATIVIDADE FÍSICA NA MELHOR IDADE
- GUERRA
- 12 de set. de 2016
- 2 min de leitura


A população de idosos vem crescendo de forma importante no mundo e o que parecia ser um problema dos países desenvolvidos vem se reproduzindo nos países mais pobres. A atividade física aparece como uma forma de permitir que os indivíduos mais velhos tenham mais saúde e se tornem mais independentes.
À medida que as pessoas envelhecem ocorre a redução gradativa da massa esquelética, que gira em torno de 40%, ocasionando a perda da massa, força e da qualidade do músculo. Esta perda é a principal responsável pela deteriorização da mobilidade e da capacidade funcional do idoso. Outra característica do processo de envelhecimento é a perda da massa mineral óssea; tanto em homens quanto em mulheres. Na mulher, esse processo se acelera após a menopausa, com a menor produção de estrogênio. A perda de proteína e de cálcio abre espaços no tecido ósseo e os ossos mais porosos, quebram-se com maior facilidade. É importante afirmar que estas perdas ocorrem devido aos fatores nutricionais, hormonais, genéticos e aos índices de atividade física; não se deve apenas pelo envelhecimento do indivíduo.
Os exercícios físicos regulares retardam a degeneração natural dos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações, além de proporcionar músculos mais fortes, articulações flexíveis e manter o equilíbrio e a coordenação, permitindo maior mobilidade e independência e atrasando o desenvolvimento da osteoporose. Entre os idosos, as quedas são causa freqüente de contusões sérias, como fraturas do pulso e do quadril. Além disso, o exercício na terceira idade gera benefícios físicos, sociais e psicológicos contribuindo para uma melhor qualidade de vida para os indivíduos que o praticam.
A atividade física na terceira idade reduz o risco de quedas, pois mantem a flexibilidade das articulações e a força, o equilíbrio e a coordenação muscular. Os exercícios de relaxamento e de alongamento também são importantes durante o envelhecimento, quando a pessoa está mais sujeita ao enrijecimento dos músculos e das articulações. Além disso, a prática de exercícios ajudará ao idoso a manter-se flexível, ativo e em boa forma.
Apesar do envelhecimento ser um fenômeno natural, e geneticamente determinado, a atividade física regular traz grandes benefícios que melhoram a qualidade de vida nessa época da vida. Os principais benefícios são: - diminuição da gordura corporal e aumento da massa muscular, força muscular, flexibilidade e densidade óssea; Metabólicos: aumento do volume sistólico cardíaco, a ventilação pulmonar, consumo máximo de oxigênio, diminuição da freqüência cardíaca e da pressão arterial e melhora do perfil lipídico; - Psicossociais: melhora da auto-estima, auto-conceito, imagem corporal e diminuição do stress, ansiedade, insônia, consumo de medicamentos é melhora das funções cognitivas e da socialização. Além desses efeitos estão associados também ao controle e prevenção de doenças crônico-degenerativas como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças respiratórias, osteoporose, distúrbios mentais e a manutenção da independência funcional do indivíduo e aumento da longevidade.
A One Fitness Academia tem um grupo da Melhor idade o qual é rigorosamente acompanhado por professor especializado e fisioterapeuta. Procuramos atende-los(as) de forma dinâmica e confortável, respeitando suas limitações.
Venha fazer uma aula experimental, as aulas acontecem de Seg/Qua/Sext as 15horas. Esperamos por você!!!!